segunda-feira, 22 de junho de 2015

O Perigo da Leitura Dinâmica

Não sou uma pessoa que gosto de jogos pelo celular, vídeo games e coisas do gênero. Na verdade não tenho muita paciência para isso, entretanto conheci um aplicativo que baixei no meu celular que gostei de jogar. O jogo é online de perguntas de conhecimentos gerais e por isso me interessei em jogar, ainda mais por ter a possibilidade de jogar com amigos que também tiverem o mesmo aplicativo.
O jogo consiste em perguntas de assuntos gerais como ciências, geografia, artes e entre outros, onde temos apenas 30 segundos para ler as alternativas e escolher uma para responder. O tempo é relativamente curto quando as perguntas são mais complexas.
Você deve estar se perguntando onde quero chegar nesse texto comentando um “joguinho” de celular, não é? Logo você perceberá.
Em várias vezes que joguei, deixei de ganhar pontuações e até perdi rodados no jogo por uma coisa muito boba: Minha leitura dinâmica.
Você deve se lembrar de que há alguns anos vendiam-se cursos para aprender a fazer leituras dinâmicas, com a vantagem de ler um texto, um livro, enfim, qualquer coisa em menos tempo extraindo apenas o necessário do texto. Pois bem, não sei se isso realmente é bom, mas no meu caso, no meu joguinho tem sido péssimo.
Tenho naturalmente o hábito de ler de forma dinâmica, leio rapidamente qualquer texto e reflito sobre o objetivo central do que foi escrito e pronto, mas percebi que para acertar na resposta do meu jogo isso é prejudicial, pois erro nas “pegadinhas” das perguntas por não focar bem na leitura.
Aqui é o ponto que quero refletir hoje!
Quantas vezes erramos em ações em nossas vidas por fazermos uma “leitura dinâmica” diante de fatos? Coisas acontecem e por falta de análise, passamos por cima dos detalhes extraindo apenas o que nos saltam aos olhos.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Precisamos viver o todo de cada situação. Por não fazermos uma leitura profunda dos fatos de nossas vidas, podemos sofrer de forma precipitada ou deixar de desfrutar das bênçãos que fica por trás de algumas situações.
Com toda essa comparação que fiz com meu jogo no celular, quero na verdade te levar a pensar sobre como você tem analisado as situações de sua vida. Não permita que a aparente falta de tempo lhe roube o real sentido das coisas. Não permita que seu olhar desfocado de uma situação perturbe seus dias antes do tempo.
Vivi isso na pele, mas graças a Deus, dessa vez não fiz uma leitura dinâmica e consegui analisar e esperar cada fato. Isso se deu a um prognóstico médico em que se eu fizesse uma leitura dinâmica, ou seja, pensasse rapidamente sobre aquele exame, eu poderia me desesperar e começar a contar meus dias de vidas, mas na verdade consegui analisar bem o fato e aguardar. Não deu outra! O diagnóstico final não constou malignidade e eu não sofria antecipadamente sem motivo!
Conclusão: Não faça uma leitura errada dos fatos de sua vida, antes, analise cada ponto e principalmente espere em Deus as melhores respostas.

Por: Daniele S. Ramos


Revisão: Tany Souza Jornalista – Assessora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário