segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Organização - Cada coisa em seu lugar

Hoje quero tratar sobre um assunto bem comum entre as mulheres: Organização!
Quem não gosta de uma casa bem organizada, com cada coisa em seu devido lugar, limpo e de fácil acesso? Todos nós.
Talvez alguns que me conhecem um pouco mais intimamente devem estar pensando o que vou escrever sobre esse tema, afinal não sou uma das mulheres mais organizadas que existem. Infelizmente, mas é uma verdade.
Mas voltando ao assunto, independente de ser ou não, o fato é que gostamos de organização, ajuda no dia a dia, tornam as tarefas mais fáceis e rápidas não é? Há pessoas que se dedicam a organizar seus lares, gostam e fazem com exímio, já outras até gostam, mas não conseguem fazer como gostariam, afinal o tempo é escasso; há também aquelas que delegam essa função; seja o que for, organização é fundamental em todos os lugares principalmente em uma casa.
Agora, vamos imaginar aquele dia de faxina e organização. Você se prepara, coloca aquele som, pega seu microfone, ou melhor, a vassoura, e manda bala na arrumação. Lava banheiros, e vai para a cozinha, e lá acontece algo inesperado: um copo cai e quebra no meio da cozinha.
O que você faz? Para todo seu projeto faxina daquele dia, não limpa nem organiza mais nada por causa do copo quebrado ou limpa os cacos de vidro e mantem o projeto organização?
Não vejo dificuldade em responder isso. Creio que a maioria limparia os cacos e continuaria o “projeto”.
Por que não conseguimos agir assim em nossas vidas? Vou explicar.
Imaginem que nossa vida é formada por vários cômodos (e de fato é) como profissão, família, relacionamentos, amizades, filhos, vida íntima, chamado ministerial... Enfim, uma série de áreas que chamaremos de cômodos. Diferente de uma organização da casa, quando se quebra um copo em um de nossos cômodos a tendência é largarmos todo o resto e parar com todo o projeto. Não é assim às vezes?
Veja, quero levá-lo a refletir comigo sobre como temos tratado cada área de sua vida, pois todas são importantes e merecem nossa dedicação e por isso não podemos em detrimento de algum imprevisto em uma delas, deixarmos com que as demais sejam afetadas.
Um exemplo clássico é área profissional x familiar. Não raro vermos pessoas que de tantos problemas profissionais acabam gerando também problemas na família, por não conseguir separar e organizar cada área.
Assim como nos empenhamos em organizar nossa vida material, é importante também manter em ordem nossos sentimentos, sensações e relacionamentos, assim é mais provável que tenhamos dias leves e mais “fáceis” de serem conduzidos.

Se você identifica isso em sua vida, te convido a parar tudo e reavaliar sua postura em cada área e pedir orientação de Deus em como organizar cada cômodo.  Tenho certeza que você terá grandes resultada dessa “faxina”, completa e organizada, da sua vida e aqueles que estão ao seu redor poderão usufruir disso com você, pois quando estamos desorganizados em nossos sentimentos e ações, mesmo sem querer, afetamos principalmente aqueles que amamos e estão bem perto de nós.

Por: Daniele S. Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário