quarta-feira, 19 de novembro de 2014

No Topo da Lista

Eclesiastes 3

Bom dia!
Essa nem sempre é a primeira frase do dia! 05:50 ouço aquele som indesejado, o despertador me avisando que mais um dia vai começar. Indesejado não por iniciar mais um dia, mas poderia ser um pouquinho mais tarde não é? rs. Enfim, com muito esforço conseguimos deixar aquela cama tão convidativa e damos o primeiro passo para, se Deus permitir, mais um belo dia. Arrumar mochila da filha para escola, uniforme da filha, meia, tênis, “xuxinhas” de cabelo (combinando com o uniforme), separar a roupa de trabalho (passar, pois geralmente saem amassadas da gaveta), passa pelo marido e dá um “abracinho e um beijinho”, banho, cabelo, roupa, sapato combinando com a roupa, brincos ornando com tudo... Todas essas coisas precisam acontecer em vinte minutos. Feito! Todos prontos? Vamos! Trânsito farol, estacionamento (pode ser a rua mesmo), metrô... Ufa, enfim na empresa e já são 07:30! Ou ainda? Bem, o dia mal começou, mas uma pausa breve para um café (fundamental). Sim, 08:00 estamos a postos, no salto, maquiada e com uma mesa extremamente impossibilitada de ser vista pela quantidade de coisas que estão em cima dela. O dia no trabalho vai começar. Trabalho, trabalho, relatórios, contas, compras, telefonemas, e-mails, “whatsapps” (sim, também usamos para trabalho), trabalho, café...ops, precisamos lembrar de fazer xixi. Já está na hora de ir embora? Hum, acho que não, ainda são 13:00! Ou será já? Atrasada para o almoço! Trabalho, trabalho... Enquanto essas coisinhas no nosso dia acontecem (essas poucas coisas descritas até aqui), nossa cabeça não pode parar, embora às vezes tenhamos esse desejo. Então vamos a alguns pensamentos que temos enquanto trabalhamos, trabalhamos... “ Tenho dois baldes enormes de roupas para lavar, preciso organizar os brinquedos da minha filha, não vejo a hora de ler aquele livro novo que ganhei mas antes tenho que terminar o que estou lendo e mais um que comprei. Essa falta de água está complicada, preciso dar um jeito de lavar a louça antes que acabe, preciso ir no açougue, como gostaria de fazer um jantar especial para meu marido, aliás, gostaria de passar mais tempo juntinho com ele! Acho que minha filha está precisando mais de mim, não posso falhar nisso, acho que hoje vou dar uma atenção especial a ela. Hoje é dia de academia! Que bom, amo esse momento. Nossa, estou me sentindo tão improdutiva, gostaria de realizar mais na obra do Senhor, vou me dedicar a orar por isso!” Enquanto isso, trabalho , trabalho, trabalho... Ufa, 17:30, estou prestes e encontrar meus amores! Metrô, carro, transito, enfim Lar Doce lar! Oh meu Deus, será que conseguiremos colocar em prática tudo que pensamos hoje? Culto de oração, escola bíblica, discipulado em casa, confraternização... Não acredito! Já são 23:00! Como estou cansada, mas ainda o dia não acabou! Vou me dedicar ao meu marido agora ( tanto tempo do nosso dia esperando...) Bom, acho que agora preciso dormir pelo menos antes daquele som indesejado acontecer! Escrevo esse texto parte em terceira pessoa porque tenho certeza que não sou a única que passo por isso. Obvio que não consegui escrever nem metade do que realmente são meus dias, mas parte dele acho que consegui expressar. Não quero nesse texto lamentar pela falta de tempo ou excesso de ocupações, mas sim refletir sobre tudo isso. Será que estamos ocupadas demais ou temos tempo de menos. Por vezes cheguei a pensar que estava invertendo a posição e valorizando as coisas de maneira invertida, mas hoje me coloquei a meditar sobre isso e cheguei a uma conclusão pessoal. Como Deus me ama! Ele me escolheu como os milhares de outras mulheres, mães, esposas, profissionais e servas, para exercer papéis fundamentais no mundo, na sociedade, no reino! Conclui que Deus nos presenteou com uma capacidade linda de ser uma única mulher capaz de fazer tantas coisas, e ao mesmo tempo. Quando lemos em Eclesiastes 3, vemos que há tempo para tudo, e o meu ou o nosso desafio é conseguir partilhar esse tempo sabiamente. Para isso Deus nos orienta, e se atentamente ouvirmos a sua voz conseguiremos ser a mulher que o Senhor projetou que fossemos. A primeira e principal orientação está em Matheus 6:33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Texto muito conhecido mas na prática as vezes não conseguimos cumpri-lo. Fazemos tantas coisas e sem perceber colocamos nossa vida com Deus no final da lista. Como isso é perigoso e prejudicial! Podemos passar por períodos na vida em que invertemos a nossa “listinha”, e sutilmente colocamos nosso Amado, nosso Senhor no final da lista e fatalmente nos perdemos e caímos em muitas coisas que jamais achávamos que cairíamos. Conclusão: Tristeza, dor, solidão, pecado, culpa. Mas nosso Amado nos ama tanto que nos ensina e dá nova chance. Deus com sua misericórdia nos dá a chance de novamente fazer a nossa lista e dessa vez coloca-lo no topo. Se você é como eu, tem uma vida super atarefada, com muitas coisas para fazer, resolver, lidar lembre-se de não perder a ordem da lista. Deus em primeiro lugar é muito melhor! O Senhor tem uma particularidade com cada mulher. Umas foram chamadas para serem donas de casa, outras para trabalharem fora, outras serem mães de muitos filhos, outras terem apenas um, mas independente daquilo que Deus escolheu pra você, a sua escolha nunca deve mudar: Deus sempre no topo da sua lista.

Daniele S. Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário