domingo, 16 de novembro de 2014

Papo de Mãe: SUPERPROTEÇÃO, NÃO!



Que mãe nunca superprotegeu um filho? 
Ainda mais se for um como o meu, fruto de um milagre!

Entre tantas coisas que meu filho passou em relação à saúde, em sua última cirurgia cardíaca ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) que infelizmente o deixou com uma hemiparesia (lentidão nos movimentos motores do lado esquerdo). Que sufoco! Ele teve que aos 4 anos reaprender a sentar, andar, falar e comer. E quando estas conquistas começaram aparecer chegou a hora de retornar a escola. Momento de insegurança total, afinal eu não estaria em sua rotina escolar para lhe dar suporte, ele teria que enfrentar e viver novos desafios sozinhos reconquistando sua autonomia. Nós mães sempre temos a tendência de achar que a nossa presença facilita as situações vividas por nossos filhos, nem sempre é assim!
Tudo estava indo bem, ele se adaptou a rotina escolar, estava tendo todo auxílio e assistência necessária na escola, quando se aproximou a festa junina, logo vieram os recados de que os ensaios haviam começado e o Pedro (meu filho) chegava em casa cantando a música o que me fazia ver o quanto ele estava animado por participar deste momento, porém no meu íntimo havia a pergunta: Será que meu filho, com hemiparesia é capaz de dançar?
Fiquei com esta inquietação alguns dias, até que a escola postou em sua página do facebook um vídeo do ensaio das crianças, (neste dia o Pedro faltou por isso não estava no vídeo), eu achei a dança difícil e que meu filho jamais conseguiria. Fiquei arrasada, chorei, liguei na escola e questionei, aleguei que meu filho estava sendo excluído e que a escola nos faria passar vergonha diante dos outros pais...Quanto equívoco! Naquele momento não confiei em Deus, me preocupei com o que o Homem poderia fazer, deixei de crer na palavra de Deus, que nos diz que nada acontece sem o consentimento do Pai e que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus (Rm 8:26).
No dia seguinte a escola postou um novo vídeo do meu filho dançando no ensaio e para minha surpresa do seu jeitinho ele dançou todos os passos. A festa foi linda, meu pequeno arrasou e ficou todo orgulhoso de estarmos lá prestigiando seu esforço. Os pais da turminha do Pedro me procuraram apenas pra dizer o quanto estavam emocionados com a superação do meu filho.
Eu? Percebi que nada sei e que tenho muito que aprender. O que pra mim era um obstáculo gigantesco, pro meu filho que é apenas uma criança era uma pedrinha no caminho e que ele fez questão de ultrapassar.
Em Mateus 19:14 Jesus diz: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". É exatamente isto que devemos viver; Ser como criança: destemida, corajosa, confiante, arriscando-se simplesmente pelo fato de vencer e sem se preocupar com as pedras que viram no caminho. Acredito que Jesus queria nos alertar com este episódio, para termos cuidado e nos mantermos atentas, não podando demais nossos filhos a ponto de tirar-lhes a pureza e inocência da infância. Ao invés disto, nós adultos modificados pelo tempo devemos buscar reencontrar a essência de criança que há em nós.

MAMÃES É HORA DO DESAFIO!!!! Que tal observar seu filho (a) por uma semana e fazer uma reflexão profunda de qual a essência que Deus deseja que permaneça viva em seu coração mesmo na fase adulta, o que fazer para manter isto e de como resgatar esses conceitos em você mesma.

ORAÇÃO, REFLEXÃO E MÃOS A OBRA!

                                                    

Um comentário:

  1. Amei! Veio como resposta de Deus, a tantos questionamentos que tenho a respeito de meus filhos!

    ResponderExcluir